terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A SOPA está dando o que falar.

Tem uma horda gigantesca de pessoas que nem sabe do que se trata a SOPA, mas vai poder começar a sentir o sabor da mesma nesta Quarta-feira, dia 18/01/2012.
O criador do Wikipedia, Jimmy Wales, anunciou que irá tirar o site do ar por 24 horas, em um protesto contra a SOPA.

O fato é que a SOPA (Stop Online Piracy Act) consiste em um projeto de lei em debate no congresso americano, que pretende definir os limites da pirataria online, e liquidar as transmissões de dados piratas que voam pela rede todos os dias, horas e minutos.

Em resumo, sabe aquele site no qual você entra para baixar uns episódios de uma série completamente nova que está bombando no mundo, ou mesmo um álbum lançado há poucas horas pela sua banda favorita, ou qualquer outra coisa que cada um de nós julga importante? Poise, se a lei for aprovada, essa mordomia e economia financeira irão ter fim.
O projeto de lei impede que sites de busca como Google, e também os próprios provedores direcionem os internautas para sites cujo conteúdo armazenado seja ilegal.

Pesquisa Google: "Baixar nova temporada de Bob Esponja HD" - Nem pense mais em procurar por isso, porque a busca será prontamente invalidada.

A SOPA ainda tornará cúmplice aqueles sites que ignorarem suas regras. No meu ponto de vista, isto talvez signifique aumento no salário dos funcionários da Google e dos provedores em questão, pois o trabalho vai aumentar instantaneamente, já que o monitoramento que essas empresas terão que fazer será cansativo à bessa.





Não me admiraria que uma legião incansável de Hackers já esteja trabalhando para driblar tal salada, ou diria, SOPA.
Outros nem se preocuparam em se esquivar do sistema de dados, e sim do sistema jurídico. Exemplo disso é o site The Pirate Bay. É... os caras agiram de forma mais racional, e já que o lance é judicial, joguemos com suas regras.
Ao invés de estar anunciando links de Torrents para downloads, o site começará a trabalhar com "Magnet Links" - Funciona exatamente como o Torrent (é só clicar, e o seu computador já começa a baixar/compartilhar etc.) - Ou seja, para o usuário não muda nada, mas para o TPB muda tudo. Dessa forma, os criadores do site conseguiram criar uma linha de defesa contra a SOPA, pois agora não podem ser acusados de armazenarem dados/arquivos ilegais, uma vez que o TPB só faz direcionar para tais links, assim como o Google e demais sites de pesquisas. É... o mundo é dos espertos.

Por enquanto podemos ficar despreocupados, e acessar tranquilamente o Wikipedia para nossas pesquisas (Digo isso àqueles que moram no Brasil), pois somente a versão em inglês do site será tirada do ar - por enquanto. - Contudo, se a lei for mesmo aprovada, esta terá um poder bem maior do que as fronteiras dos EUA.

Por enquanto, é sentar e esperar pra ver o que acontece.

1 comentários:

  1. Barbaridade tudo isso. Tanto tempo com a pirataria circulando pela internet porque parar agora? Tem muita água para rolar nessa história

    ResponderExcluir