terça-feira, 8 de maio de 2012

Mac x PC's e agora Samsung?

Olá a todos!
Hoje estava assistindo TV quando um comercial na emissora de TV americana Fox, me chamou atenção. Trata-se de uma campanha da empresa APPLE, chamada “Get a Mac” (em português, Tenha um Mac).



Achei absurda e uma verdadeira afronta pública, não só local, mas de âmbito internacional, pois o comercial já fora exibido, e é ainda, em diversos países como Canadá, Nova Zelândia, Japão, Austrália, Reino Unido, entre outros... 

No comercial, o jovem ator Justin Long e o humorista americano John Hodgman, contra um fundo todo branco minimalista, se apresentam como um Mac (Oi! Eu sou um Mac) e um Pc (E eu sou um PC), respectivamente. Hodgman (PC) é um típico homem adulto vestindo terno e gravata, e expressando algumas dificuldades por conta da idade ultrapassada, enquanto que Long (Mac) representa um despojado e moderno “jovem adulto” em sua melhor forma, prático, eficiente e “boa pinta”. Os dois encenam um diálogo onde comparam suas características ou melhor, características gerais de cada sistema, e o PC acaba se frustrando diante das incríveis e modernas habilidades do Mac.

Diante da situação, fui passear por sites americanos e ver o que encontrava sobre o assunto... Tive uma surpresa... A Samsung, pouco antes do lançamento do Galaxy SIII, engajou em uma audaciosa campanha de marketing. A Empresa encheu um ônibus com figurantes e atores vestidos de preto e que carregavam placas com a escritura "Wake Up", a fim de alertar os usuários de iPhones para que acordassem, pois o Galaxy SIII estava chegando, e enviou o “presente” a uma das principais Apple Stores (Lojas da Apple) de Nova York. Uma provocação à altura da que a Apple fez com a campanha “Get a Mac”, acredito eu.
Vejam o Vídeo do "Protesto":



Porém, a coisa não para por aí. A Microsoft demitiu seu “Publicitário Chefe” (Seinfeld) pelo engenho de duas campanhas frustradas, e resolveu entrar no Game deixando a Paz de lado. A ideia é um comercial baseado no mesmo estereótipo usado pela “Get a Mac”, porém, apenas uma apresentação será feita: “Hello! I’m a PC”.

Hello! I'm a Pc.


O comercial conta com a participação de estrelas do cinema, autores, cantores e até uma participação do próprio Bill Gates (Fundador da empresa, e atual dono). Na campanha, todas essas estrelas serão PCs e comentarão sobre suas satisfações com o sistema. 
Sobre a Microsoft, não sei ao certo se esta medida era necessário, digo, esse contra-ataque grosseiro. Colocando sobre a mesa, o Windows 7 tem uma aceitação indiscutível entre profissionais, críticos e apenas usuários, sendo assim o sistema mais vendido da história. De acordo com dados de pesquisa em alguns sites profissionais, o Windows possui cerca de 91% do comércio de computadores, enquanto que a Mac se introduz em tímidos 5%.

Agora eu volto à questão da provocação da Samsung que falei a alguns parágrafos atrás... Vocês acham que passou dos limites? Creio que não, aliás, os arrogantes Mac’s são bebês dentro do mercado eletrônico, comparados a gigantes como a Microsoft.

É, parece que a coisa tá pegando fogo lá pra fora nesse mercado de eletrônicos...

Reações:

3 comentários:

  1. Acho que os departamentos de marketing estão começando a exagerar. Tudo bem que para os consumidores, as propagandas sendo provocativas acabam fazendo com que eles riam. Mas a briga interna pode causar muitos danos para as duas empresas, acabando com a credibilidade que elas tem.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  2. Nossa, acho que competição é até normal, assim como provocações, mas do jeito que estão, eles tem que tomar cuidado para não acabarem passando dos limites '-'

    Beijo
    http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O mercado é uma guerra. Deve-se ser agressivo para crescer e vencer.

    ResponderExcluir