terça-feira, 15 de maio de 2012

Publicidade Limpa

Sou um cara que gosta muito de publicidade, gosto mesmo de desfrutar de um bom comercial, comerciais inteligentes. Existem centenas de comerciais que eu gostaria de premiar os produtores pessoalmente.  Nessa lista de comerciais que eu admiro, estão aqueles que preenchem alguns requisitos fundamentais que despertam o meu apreço.

Entre o requisitos estão a Neutralidade no comercial: Comerciais de marcas que usam da depreciação das concorrentes para tentar se destacar, pra mim, perdem toda a essência da propaganda. (Querem um exemplo de comercial xulo, acessem AQUI!)

Outro item fundamental é a Inteligência usada no desenvolvimento daquele comercial: Comerciais que usam de detalhes pra expressar determinadas funções do objeto que se mostra, que usam da inovação pra transmitir a informação aos consumidores.

Tempo: Existem comerciais tão longos que você cansa de assisti-los, porém, quando o comercial é realmente bom, interativo, intuitivo e que corre bem, estes conseguem envolver o espectador até o final e ainda deixa o gostinho de Quero Mais, ou Preciso Comprar Isso!

Foco: Um comercial precisa ter foco. Ou ele é destinado a denegrir a imagem da concorrência (o que não me agrada), ou ele objetiva mostrar de forma inovadora todas as qualidades d produto que se vende. Chega a ser ridículo ver grandes empresas trabalhando com o objetivo de fazer um comercial não para mostrar as qualidades do próprio produto, mas para tentar criar defeitos no concorrente. É como se dissesse: Eu não sou capaz de vencer na qualidade, então, vamos mostrar quem tem mais defeitos! Dessa forma, acaba por popularizar a concorrência, e não se autopromover.

Um Apanhado de Bons Comerciais que Merecem ser vistos!






Esses são os aspectos básicos para um bom comercial, pelo menos no meu entendimento. Uma empresa que investe em publicidade, e que me cativa bastante pelos comerciais é a Google. E recentemente tenho apreciado muito a publicidade da empresa de eletrônicos Samsung. Não somente as empresas desses gêneros, mas também de muitos outros, vez ou outra, me animam por bons comerciais.

Dentre as que pouco me agradam, a mais notável é a Apple, com seus comerciais pobres intelectualmente, e agressivos em relação às concorrentes. Estas empresas devem aprender a jogar limpo, e quando não houver mais cartas na manga, reconhecer a genialidade da concorrência. 




3 comentários:

  1. Amo ser a primeira *-*
    Concurseiro ?Vivo nessa mesma situação hehe
    Então vamos ao comentário HaHa
    Realmente citou os principais pontos da publicidade o que eu acredito que é o sucesso ou fracasso do produto fico pensando quando vejo comerciais tão bons quanto os que você deu os exemplos como as pessoas que fazem são criativos, de onde vem tanta imaginação de pensar como um consumidor ;s e sempre nós prendendo para comprar tal produto, incrível o.o
    Soube falar muito bem, nem to puxando saco, sobre a importância da publicidade de forma simples e pratico ;D

    abraços ;*

    http://indiretasparavoce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O tempo é essencial. Não precisa fazer o estilo 'polishop' e falar toda hora o quanto você precisa comprar o produto. Também amo o comercial da pedigree o do google chrome <3
    http://cantoseencantosdahellen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!!

    Conheci agorinha o blog!! Gostei bastante!! Estou te seguindo!!

    E pensando sobre as propagandas, bom, as que vc escolheu são lindas, mas quando elas te convencem de algo é que realmente cumpriram com a função.

    A propagando do SIII, por exemplo, emociona e traz uma carga de naturalidade do produto, como se ele fosse mais um dos seus sentidos. Como que pode isso né?? Rs!

    Viva ao mundo da publicidade, sempre nos dizendo o que fazer, o que amar, o que querer!!

    Passa depois no meu blog tbm!!
    http://umpoucomaisdelivros.blogspot.com.br/

    Att,

    Mica

    ResponderExcluir